Amamentação: decidindo quando parar

A Organização Mundial da Saúde recomenda que todos os bebês sejam amamentados exclusivamente por 6 meses e, em seguida, gradualmente introduzidos nos alimentos apropriados após 6 meses, continuando a amamentar por 2 anos ou mais.

Parar a amamentação é chamado de desmame. Cabe a você e seu bebê decidir quando é a hora certa.

Alguns bebês diminuem o número de amamentações à medida que começam a iniciar alimentações sólidas. Os primeiros alimentos são gostos realmente educacionais e não muito alimento é ingerido. Uma vez que eles estão estabelecidos em sólidos, e começar a tomar 3 alimentos sólidos por dia, eles começam a ganhar os benefícios nutricionais de sólidos e dependem mais deles para o seu crescimento e desenvolvimento (cerca de 9 meses).

O leite materno contém toda a nutrição necessária para promover o crescimento e desenvolvimento saudáveis normais em bebês nos primeiros 6 meses de vida e continua sendo o alimento mais importante durante o primeiro ano com a melhor almofada de amamentação.

Sólidos durante o primeiro ano do seu bebê complementam o leite materno e não substituem as mamadas. Seu bebê ainda deve amamentar sob demanda, pois seu leite materno é sua principal fonte de nutrição até mais perto do final do primeiro ano.

Bebês desmamados do leite materno antes de seu primeiro aniversário precisarão receber uma fórmula infantil. Consulte sua enfermeira de saúde materna e infantil para obter mais informações sobre isso.

As fórmulas infantis geralmente não são necessárias após os primeiros 12 meses, pois seu filho deve consumir uma grande variedade de alimentos, incluindo laticínios. Se você precisar substituir uma alimentação de leite (amamentação ou fórmula), o leite de vaca creme completo pode ser usado.

Amamentar mesmo por um curto período de tempo é benéfico.

Nos primeiros dias após o nascimento do seu bebê, seus seios produzem colostro. Esta substância rica contém ingredientes vitais, incluindo imunoglobulinas e células que ajudam o sistema imunológico do seu bebê.

Há ampla evidência de que os bebês que são amamentados nos primeiros 6 meses de vida não experimentam tantos episódios (ou tão graves) de doenças comuns na infância. Estes incluem gastroenterite, doenças respiratórias e infecções do ouvido médio.

Dependendo da Idade do seu bebê e da necessidade de chupar, você pode desmamar para um copo ou mamadeira. Se você decidir por uma mamadeira, eventualmente seu bebê precisará ser desmamado disso.

Comece com qualquer amamentação do dia em que seu bebê pareça menos interessado. Se os seios ficarem desconfortáveis quando uma mamada é perdida, pode ser necessário expressar uma pequena quantidade de conforto, para evitar dutos bloqueados ou desconforto devido à plenitude. Reduza o tempo de expressão ou o volume removido ao longo dos dias para que os seios se ajustem. Em seguida, corte outra amamentação a cada poucos dias ou mesmo a cada semana, dependendo do conforto do peito e da vontade do bebê de cooperar em como usar absorvente para os seios.

A concentração de anticorpos contra doenças bacterianas e virais no leite materno é aumentada à medida que o desmame progride e o suprimento de leite reduz. Isso garante que seu bebê esteja protegido, pois eles estão sendo introduzidos em novos alimentos e explorando novos arredores.

Lembre-se de dar ao seu bebê muitos abraços durante o processo de desmame para que você e seu bebê ainda tenham muito tempo juntos.

Reduzir lentamente o número de amamentações protege seu bebê durante o período de desmame e também o ajudará a evitar problemas como mastite. Se você precisar desmamar seu bebê rapidamente, converse com um profissional de saúde ou um consultor de lactação sobre como cuidar de seus seios.

Leite materno ou fórmula infantil deve ser a principal fonte de nutrição do seu bebê por volta do primeiro ano de vida. Os profissionais de saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo por 6 meses, com introdução gradual de alimentos adequados nos segundos 6 meses e aleitamento materno contínuo por 2 anos ou mais.

Um bebê nascido a termo tem uma reserva de ferro passada da mãe durante a gravidez. Você pode estar preocupado com a loja de ferro do seu bebê ficando baixa por volta dos 6 meses de idade. O leite materno contém pequenas quantidades de ferro prontamente absorvido, e estudos recentes mostraram que o risco de deficiência de ferro é muito baixo em bebês amamentados saudáveis a termo que continuam amamentando nos últimos 6 meses à medida que os sólidos são introduzidos.

Alguns pais e bebês gostam tanto de amamentar que não têm pressa em parar. Não é incomum que crianças de até 4 anos continuem a ser amamentadas.

Familiares e amigos podem se sentir desconfortáveis com a amamentação prolongada e pode ser útil ter informações para dar à sua família e amigos sobre por que você decidiu continuar amamentando. Isso pode incluir informações sobre os benefícios contínuos para a saúde, segurança e conforto para seu filho.

Você pode estar pronto para interromper a amamentação, mas seu filho pode resistir a todas as suas tentativas de fazê-lo. Sua abordagem dependerá da Idade do seu filho. Existem muitas estratégias para desmamar um bebê.

Infelizmente, a criança precisaria ser capaz de levar uma garrafa, copo com canudo ou copo de palha confortavelmente antes de poder desmamar, para garantir que eles sejam capazes de levar volumes de alimentação adequados.

Se seu filho pode falar e entender bem, converse com ele sobre sua amamentação. Explique que você vai parar e apresentar outras maneiras pelas quais pode gostar de estar perto. Você pode procurar aconselhamento profissional sobre desmame ou dificuldades associadas ao desmame.