Formas de ter um bom dia

São as primeiras horas cruciais de vigília que podem definir o tom para o dia inteiro. Uma manhã má cria um mau humor. Por outro lado, um bom dia cheio de actividades inspiradoras e energéticas pode transformar-te num super-herói!

Com estas sete dicas, você pode investir na parte mais importante do seu dia. Afinal, um bom dia começa com um bom dia.

Planeje na noite anterior

Quaisquer que sejam as suas áreas problemáticas de manhã, veja quanta confusão você pode eliminar na noite anterior. Por exemplo, se você passar parte da manhã apenas olhando para o seu armário perguntando o que vestir, você pode escolher suas roupas antes de ir para a cama. Faça um horário para quem vai passear o cão ou fazer o café da manhã, para que não haja debate sobre isso de manhã. Planeie o máximo possível para uma manhã que, se tudo correr bem, pode correr como um relógio.

Acorde mais cedo

As melhores manhãs para mim são sempre aquelas em que me levanto cedo. Não podes fazer grande coisa se acordares 30 minutos antes de saíres. Quando encurtas as manhãs, corres. Tudo é uma loucura, desde pôr os miúdos no autocarro até te lavares e te vestires. Quando chegares ao trabalho, estarás exausto. Então, dê à sua manhã algum espaço para respirar. Acorde mais cedo e aproveite o início de um novo dia.

Acorda para sons agradáveis

Quem pensou que o som de um despertador a apitar alto no seu subconsciente era a melhor maneira de acordar estava errado. Uma boa manhã começa com acordar suavemente e serenamente, e isso tem muito a ver com os primeiros sons da manhã.

Através da repetição (e talvez alguns alarmes de backup até que você começar o jeito dele), você pode treinar o seu corpo para acordar para o som de qualquer coisa. Encontra sons que te acalmam: sinos de vento, sinos ou a tua música favorita. Por exemplo, eu encontrei a estação de música clássica no meu rádio relógio e programei o meu alarme para tocar isso todos os dias às seis da manhã. Eventualmente, os ruídos macios de Bach e Beethoven foram o meu sinal para acordar mesmo do sono mais profundo.

Meditar e orar

Encontre um lugar em sua casa que seja tranquilo e livre de distrações desnecessárias (e não pode ser a sua cama, porque você simplesmente vai adormecer). Leia algo inspirador e depois pense nisso na quietude.

Respire fundo

Todas as manhãs podem estar tão calmas quando a vossa primeira decisão do dia é estar em paz.

Exercício

Todos sabemos que a atividade física é importante para a sua saúde, mas nem todos podem encontrar tempo para encaixá-la. Indo correr ou indo ao ginásio de manhã, você já riscou isso da sua lista antes que as atividades do dia o excluam.

Além disso, esforçares-te fisicamente de manhã coloca-te no estado de espírito de um vencedor para o resto do dia. Quando você tiver trabalhado um bom suor e esticado seus limites, você se sente mais confiante de que você pode lidar com qualquer coisa que vem em seu caminho.

Alimentação

Pensa nisso: uma omeleta quente, bacon a fritar, uma tigela de cereais crocantes, panquecas fofinhas, uma rica chávena de café, um copo alto de sumo de Laranja… as tuas papilas gustativas não estão a regar? Claro que são. É o pequeno-almoço! É a primeira refeição do dia e também é a mais importante enviar mensagens bonitas.

Estou a falar de um pequeno – almoço a sério, não de um café ou de um donut. Quando você toma tempo para comer uma refeição bem equilibrada, você está dando o seu combustível corporal para a manhã. Além disso, é menos provável que te encolhas ao almoço ou ao lanche sem pensar durante todo o dia.

Também é um bom exemplo para os seus filhos. Comer juntos de manhã leva a mais tempo em família, e estás a preparar os teus filhos para terem um melhor desempenho na escola.

Beije seus entes queridos

O abraço e o beijo que recebi da minha mãe todos os dias antes de ir para a escola ainda me aquece o coração hoje. Mesmo nos dias em que eu não apreciei isso, eu acredito que o ato afundou em meu espírito; eu sabia que eu era amado.

Demonstre seu afeto

Isto não se aplica apenas àqueles que têm familiares próximos em casa. Se você mora sozinho, tire um momento para enviar um e-mail rápido “pensando em você”. Ligue para um amigo no telefone de trabalho, para que ele ou ela chegue ao escritório com uma mensagem de voz agradável.

Faz algo todos os dias que mostre a outra pessoa que te importas. Você será parte do Bom dia deles e iluminar o resto do dia.